Esta página é melhor visualizada no Mozilla Firefox. Se não tem clique aqui, para baixar.
Dicas e truques de casa ~ Marcia Festas

Dicas e truques de casa

Quando o cano da pia estiver entupido, jogue dentro dele um pouco de bicarbonato, derramando em seguida meia xícara de vinagre.


Para não sujar o forno de microondas, coloque os recipientes pequenos dentro de filtros de papel para café. Se o alimento derramar vai ser absorvido sem problemas.


Para limpar panela queimada, salpique com bicarbonato de sódio e umedeça. Depois de algumas horas, lave. O queimado sairá facilmente. E, se a comida grudou, encha a panela com água quente e duas colheres de sal ou bicarbonato. Deixe algum tempo e limpe.


Não alimente as bactérias da pia:
Esponja e sabão em barra molhados sobre a pia são inimigos da limpeza.
Depois de usar a esponja, torça bem e ponha para secar ao sol.
E nunca deixe acumular água no recipiente do sabão, esse caldo que fica com o sabão derretido é uma cultura de bactérias.
O paninho usado para enxugar a pia nunca deve ficar molhado.
É uma fonte de contaminação.
Depois de usar, torça e deixe secar sobre a torneira, por exemplo.
A lixeira sobre a pia da cozinha pode até ser prática, mas é um foco de contaminação.
O ideal e manter o lixo no chão, longe do lugar onde você lava e cozinha alimentos.


Caiu catchup, maionese ou refrigerante no tapete? Para limpar, tire o excesso com um pano ou colher.
Em seguida, borrife uma mistura de uma parte de multiuso e 10 partes de água.
Esfregue um pano seco, de fora para dentro.
Repita isso até sair bem a mancha.
Em seguida, borrife uma mistura de vinagre com água, também na proporção de um para 10.
Passe o pano.
O vinagre cortará a ação do produto químico.


Use água morna e bicarbonato de sódio para limpar fogão.


Use um pano umedecido com álcool para remover manchas de água do aço inoxidável.


Para retirar gordura do forno, ligue-o ao máximo, deixe esquentar bem e depois desligue. Na parte de cima, coloque uma panela com amônia e, na de baixo, outra panela com água fervente. Deixe ficar de um dia para outro. Depois é só passar um pano com sabão neutro e lavar com água.


Limpar juntas dos azulejos
As juntas dos azulejos da casa de banho ou da cozinha que ficam escuras retomarão o seu aspecto de novas se as limpar com um pincel umedecido em lixívia pura.


Sabe como tirar marcas do lençol sem passar?
Misture uma parte de álcool com três partes iguais de água, borrife sobre as dobras amassadas e passe a mão em seguida.
Espere secar e o lençol vai estar lisinho de novo.


Para passar a ferro, forre a tábua de passar roupa com papel alumínio. Poupa energia.


Se amarelar a roupa, passe água oxigenada no local e a seguir enxágüe com água morna.


Passe nos sanitários um pano molhado com gasolina ou qualquer derivado de petróleo. Deixará claros e brilhantes.


Jamais encere o assoalho sem antes passar uma solução de água e inseticida que absorverá o pó e afugentará pulgas e baratas, além de evitar que a madeira manche.


Torne o detergente mais eficiente dissolvendo algumas gotas de vinagre. Suas panelas ficarão brilhando e sem gordura.


Para esterilizar vidros com água fervendo sem que quebrem, basta colocar uma colher dentro do vidro na hora da fervura.


Risco de caneta esferográfica em papel de parede pode ser retirada passando-se levemente um pouco de acetona.


Para tirar o cheiro de alho, cebola e água sanitária das mãos:
1) Basta esfregar uma colher de aço inoxidável sob água corrente.
2) Esfregue-as com um pouco de leite, ou então borra de café, ou ainda vinagre.
3) Esfregue-as com salsa cortada.
4) Outra dica é esfregar as mãos com açúcar, lavar em água corrente em seguida.


Para limpar móveis de fórmica. Esfregue com um pano embebido em álcool e em seguida dê brilho com flanela limpa e seca.


Para limpar móveis de vime. Limpe com água quente misturada com bicarbonato de sódio. Deixe secar sob o sol.


Para manutenção dos móveis de cana da índia, limpe com flanela úmida e depois passe lustra móveis.


Retirar a resina (popularmente chamada de nódoa) do pinus, usa-se o álcool etílico a 46% dissolve toda a resina impregnada, basta utilizar o suficiente por toda extensão onde precisar.


Tenha sempre à mão uma caixa de apetrechos e limpeza, contendo escovinhas de dente usadas (elas são muitos úteis para limpar desenhos intrincados do seu mobiliário ou casa em geral), panos, esponjas, flanelas, camurça, panos de pós, luvas de borracha, etc.


Para polir o ralo use um pano úmido embebido em saponáceo cremoso ou em pó. Esfregue principalmente o seu interior e as áreas mais engorduradas. Enxágüe.


Uma velha escova de dentes com detergente, amoniacado ou sabão em pasta é ideal para remover a sujeira em volta de torneiras e canóplas. Esfregue e enxágüe.


Limpeza de sofá de couro branco:
Para limpar o couro você deve usar uma bucha vegetal, ou de espuma mesmo, com sabonete de nenê, aquele neutro, para limpar e em seguida hidrate o couro utilizando uma mistura de leite e água em parte iguais, passe no objeto de couro e deixe secar. nunca use óleos ou produtos abrasivos, o couro precisa respirar.


Proteger e hidratar peças de couro:
Nunca guarde peças em couro dentro de sacos plásticos, o couro precisa ficar guardado em lugares arejados, isentos de umidade.
Tire as peças sempre que puder, do guarda-roupa (ou onde estiver guardado) e passe um pano úmido, e deixe secar a sombra.
Passar cera incolor (liquidas ou em pasta) para sapatos, e peças de vestuário em couro. Passe por toda a peça e depois tire o excesso com uma flanela ou papel toalha, ficará protegida e hidratado o couro.


Para retirar o fungo e bolor de gravuras, esfregue toda a superfície da gravura com miolo de pão. Prepare uma mistura de uma parte de água oxigenada e 2 partes de água e algumas gotas de suco de limão Coloque esta mistura dentro de uma bacia suficientemente grande para conter a gravura na solução e deixe de molho por uma hora ou mais. Se o fungo e o bolor não sair, repita a operação. Quando ficar satisfeita com o resultado, enxágüe em água corrente e deixe secar em lugar sem poeira.


Para retirar o cheiro de mofo do armário
Ferva um litro de vinagre e despeje em uma vasilha sem tampa, coloque dentro do guarda-roupas com as portas fechadas por até três horas. Após retirar a vasilha, passe um pano molhado no vinagre por dentro e por fora do móvel. Deixe-o aberto por várias horas para que seque bem. (
Manchas de mofo do armário, veja em "Manchas").


Ferrugem:
Remova a ferrugem e limpe fechaduras, dobradiças e ferramentas de trabalho com um pano embebido em benzina ou ácido clorídrico. Faça-o com luvas de borracha e deixe o cômodo em que está trabalhando bem arejado. Mude de pano quando este se sujar.


Para manter os ralos abertos, limpos e sem odor, não é necessário usar produtos corrosivos. Basta manter os ralos desobstruídos e nunca usá-los para despejar óleo ou outras gorduras. Se uma limpeza for necessária, primeiro coloque um quarto de copo de bicarbonato no ralo, depois adicione meio copo de vinagre e cubra o ralo por alguns minutos. Enxágüe com 4 litros de água quente e pronto.


Para limpeza de banheiros: Uma ou duas vezes por semana limpe os azulejos, boxe e os espelhos com lustra móveis e limão. Isso fará que os salpicos de sabonete ou sabão não fiquem aderidas a eles.


Para limpar os tapetes ou carpetes, para que mantenham as suas cores vivas, espovoneie com sal grosso e logo escovar com suavidade, empregando uma escova de pêlo flexível para que os grãos penetrem bem. Aguardar 20 minutos e logo passe o aspirador.


Guarda-roupas:
• Vestidos ou roupas brancas que irão ficar guardadas por algum tempo, ou que sejam de pouco uso, devem ser envolvidos em papel ou pano azul para que não amarelem com o tempo.
• As roupas de lã ou de peles são facilmente atacadas pelas traças; evite o aparecimento delas, tendo dentro do armário algumas folhas de jornal, ou qualquer papel impregnado de tinta de imprensa.
• Espalhe também nas gavetas e prateleiras uma boa quantidade de pimenta-do-reino em grão e naftalina.
• Como Evitar:
Cheiro de Mofo dentro do Guarda-Roupa - Pendure uma meia fina velha com serragem de cedro. Além de evitar o cheiro é ótimo para espantar as traças.
Umidade dos Armários - Pendure pedaços de giz ou coloque um pouco de cal virgem em um vidro destampado dentro do armário. A cal é hidrófila e absorverá a umidade.
Para evitar que a roupa se impregne com o cheiro de úmido, deixe secar por uns dias, cascas de laranja ou cidra e coloque-as no roupeiro.


Talheres: Para que os talheres brilhem, coloque uma vez por semana em um recipiente com água, umas gotinhas de cândida e vinagre de álcool. Deixe de molho por toda a noite e enxágüe no dia seguinte.


Borra de café:
Depois de picar os alhos, as mãos ficam impregnadas com o cheiro forte, esfregue as mãos com borra de café e enxágüe com água fria. A borra também serve para limpar os utensílios de cozinhas e frascos de vidros.


Para tirar de qualquer ambiente, o cheiro de tinta, deixe no aposento uma bacia cheia de água com algumas rodelas de cebola.


Para manter as janelas e esquadrias de alumínio sempre limpas, deve-se limpá-las uma vez por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em partes iguais. Depois, é só passar uma pano macio ou flanela.


Para limpar móveis pintados de branco: esfregue-os com leite ou com uma solução de leite e água.


Para limpar panelas de alumínio com marcas de queimado:
1 - Você deve encher a panela com água e um pouco de sal e deixar a solução agir por uma noite.
2 -
Passar espuma de sabão nela e levar para esquentar no fogo depois passar a esponja de aço enquanto quente que sairá toda a mancha e sua panela ficara brilhando e o mesmo processo pode ser usado para limpar o fundo interno da panela que fica com marcas do feijão.


Escovas de cabelo gordurosas, limpe-as submergindo-as com uma solução de água e amoníaco na proporção de 10/1.Idem para os pentes


Para a limpeza e o polimento de vidros e espelhos você também pode usar a solução de uma nova fervura das folhas de chá já utilizadas.


Para acabar com o mau cheiro das garrafas térmicas, lave-as com borra de café e água quente.


Tire o cheiro desagradável dos cinzeiros, lavando-os com água e vinagre.


Como tirar cheiro de gasolina e benzina das mão:
Se você ficou com cheiro de gasolina ou benzina nas mãos após um breve contato, não se preocupe. A dica para remover o odor destas substâncias é esfregar as mãos com sal grosso ou sal de cozinha umedecidos em água. Em seguida, os bons e velhos água e sabão.


Odores desagradáveis na geladeira, desaparecem com um pouquinho de algodão embebido em baunilha.


Vaporizar um pouco de perfume nas lâmpadas das salas, banheiros e quartos, quando acesas, exalam um aroma agradável.


Para tirar o cheiro do peixe das mãos, lave-as com vinagre ou água e sal.


Limpe as pias de mármore encardido, esfregando a superfície com uma escova de cerdas bem duras cheia de sal.


Limpar, afastar alguns insetos e purificar o ambiente:
1 litro de álcool, colocar dentro dele um punhado de canela em pau, e cravo, deixar tampado por 3 dias. Para usá-lo, basta colocar em um borrifador, e passar, ou borrifar onde quiser. Pode passar até em alguns móveis, e deixa um cheirinho delicioso na casa.


Manchas de nicotina (cigarro) nos dedos saem facilmente se você esfregar uma mistura de suco de limão com água oxigenada.


Manchas em estofados, use creme de barbear.


Manchas de sangue, use água oxigenada (10 volumes).


Nódoa de frutas:
Faça uma pasta com perborato de sódio (utilizado como desinfetantes e branqueadores, tanto domésticos como industriais) e água e aplique diretamente na zona suja. Passe por água e estenda á sombra.

Banana
Quando recente, esfregue um pouco de querosene no local da mancha.


Manchas em sapato claros, ou em camurças, esfregue uma batata crua.


Mofo em roupas:
Manchas de mofo nos tecidos sai, fervendo a peça em uma solução de água e bicarbonato de sódio , na proporção de 2 colheres (chá) para 1 litro de água.
Outra dica:
Mancha de mofo em roupas coloridas
Derramar Brilhante Utile (alvejante pra roupas coloridas) diretamente sobre a mancha. Deixar agir. Colocar em uma panela um pouco de água, sabão em pó Ariel e bastante Brilhante Utile. Colocar a peça para ferver e ir mexendo e colocando mais brilhante diretamente sobre a mancha durante a fervura. Dá um pouco de trabalho, mas sai completamente.(cuidado com tecidos que desbotam ou não suportam altas temperaturas)
C
olaboração Carla Paludo.


Manchas de tinta esferográfica
Em Tecidos:
Dica 1) use spray de cabelo.
Dica 2) Deixar durante várias horas dentro de leite, depois esfregar a mancha com vinagre ou limão ou ainda água sanitária diluída, mas com muito cuidado para não descolorir ou mesmo manchar o tecido.
Dica 3) Manchas de tinta de caneta. Aplique aguarrás, deixe por alguns minutos e lave normalmente.
Em Couro:
Colocar por alguns instantes uma esponja embebida em água morna com amoníaco. Depois esfregar com um pano macio e seco.
Se for um couro mais resistente você poderá utilizar éter esfregando com um pano o local da mancha.


Para tirar manchas de mofo no armário
Lave a superfície manchada com uma mistura em partes iguais de água e água sanitária. Lave depois com água pura em abundância e seque bem com pano limpo. Para manchas mais difíceis, coloque água sanitária pura em um retalhozinho de pano e esfregue bem. O restante do processo é igual. Este tipo de mancha aparece por má ventilação em locais quentes, úmidos e poucos iluminados. Não custa nada arejar o ambiente por precaução.(
Cheiro de mofo no armário, veja em "Limpeza").


Manchas de álcool, elimine as lavando rapidamente com água fria.


Mancha de iodo
Ferva o tecido em leite de vaca, deixe esfriar e lave com sabão.


Mancha de anilina em tecido:
Prepare uma solução com 50 gramas de hidrosulfito de sódio para 1/2 litro de água quente. Estique a parte manchada sobre um recipiente e lentamente derrame a solução que deve ir atravessando o tecido. Após esta operação lave imediatamente com água e sabão. Caso contrário, o tecido estragará.
ou
Lave com água fria ou deixe de molho durante uma noite. Se mesmo assim elas não saírem, molhe-as com água quente misturada com detergente e esfregue-as vigorosamente, ou então passe-as com uma mistura feita com 2 g de água oxigenada e 40 g de álcool.

No soalho:
As nódoas de anilina sairão se as esfregar com um pano embebido em álcool a 90°.


Manchas de gordura nos tapetes saem colocando óxido de magnésio em pó. Deixe por algum tempo e depois escove ou passe aspirador.


Manchas de graxas saem com margarina vegetal. Coloque um pouco sobre a sujeira e deixe por alguns minutos. Depois lave normalmente com água e sabão.


Manchas de café:
Lave com água morna e glicerina ou passe uma pedra de gelo sobre a mancha.
As manchas saem com uma mistura de bicarbonato de sódio e água.
Para tirar manchas de café antigas basta esfregar um pano umedecido com vinagre branco ou álcool.
Manchas de café em roupas de algodão branco: Umedeça com água oxigenada e logo em seguida lavar com sabão de pedra.


Manchas de batom, lave com benzina.


Manchas de ferrugem, use suco de limão e água morna.


Manchas de água em móveis, friccione com uma flanela embebida em óleo canforado.


Manchas de mel, coloque sobre a mancha uma solução de bicarbonato de sódio e água quente. Depois lave e enxágua com água fria.


Roupa amarelado - tempo
Para roupas de algodão e linho: Ferva o tecido numa panela bem limpa por 1 hora em uma solução de sal e bicarbonato de sódio.
Seda Branca: Depois de ser lavada e enxaguada encubra-a por completo num recipiente contendo água e 1/2 litro de leite cru. Alguns minutos de molho são suficientes.
Seda colorida: Se a cor for firme, acrescente à última água, uma ou duas colherinhas (chá) de açúcar. Enrole a peça numa toalha limpa, bem apertada, e passe o ferro ainda úmida.
Se você notar que a roupa desbota, não a deixe de molho; ensaboe-a e enxágüe rapidamente para que não manche.
Na última água, coloque um pouco de vinagre e deixe secar à sombra.
Lycra Branca: Depois de lavada e enxaguada, deixe-a por um pouco tempo de molho em água contendo um pouco de bicarbonato. Em seguida, secar à sombra.
Lycra de Cor: Se a peça é cor, não deixe-a em hipótese algum de molho. Caso contrário ela manchará.
Portanto, ela dever ser lavada separadamente da mesma hora em que for molhada.
Naylon Branco: Fermento em pó, é ótimo para evitar que roupas de nylon branco fiquem amareladas depois da lavagem. É só mantê-las por alguns segundos numa solução de água com um pouco de fermento em pó.


Manchas de bolor:
Ponha um pouco de água oxigenada (10 vol.) e deixe quarar ao sol.


Manchas de banha, manteiga, graxa e cera:
Passe benzina ou éter. Depois polvilhe talco e lave com água quente e sabão.


Manchas de vinho tinto no tapete:
Remova com vinho branco ou use loção de barbear. A espuma é um bom removedor de manchas.


Manchas de chocolate:
1) Aperte sem esfregar a parte machada entre dois papéis absorventes. Os restos se retira com álcool fino de 90º.
2) Umedecer a mancha com glicerina e lavar em água morna. Sendo o chocolate


Manchas de cerveja:
Deixe cair sobre as manchas umas gotas de água oxigenada ou amoníaco. Depois lave normalmente.


Manchas de doces ou bebidas açucaradas:
Lave com água morna e um pouco de álcool.


Manchas de punho e golas:
Umedeça a gola e os punhos e esfregue sobre eles sabão de pedra. Deixe uns minutos e passe sobre o local, lixa de unhas. Enxágüe e logo lave todo o tecido.


Manchas em sapatos quando se molham:
Quando secar um pouco, esfregue com vaselina, deixe que sequem e lustre-os com um pano de flanela ou escova de sapatos. Para impermeabilizá-los, passe cera ou lustra-móveis. Para os sapatos de couro utilize clara em neve, que forma uma película protetora.


Óleo no chão da garagem:
Para retirar as manchas de óleo do chão da garagem, faça o seguinte:
Deixe-as de molho por alguns minutos em solvente, coloque uns jornais e deixe secar.
Lave em seguida com uma solução de detergente, 1 xícara de água sanitária e água fria.
Repetir até ficar completamente limpo.


Lembrete: Toda vez que manusear produtos químicos, use luvas nas mãos, ou lave bem com sabonete em água corrente; e quando manusear limão, não saia ao sol, pois ele mancha e até pode queimar sua pele, tome cuidado!


Manchas de maquiagem:
Pó facial e base, retira-se com vinagre branco. Se o tecido for de sede, faça-o com água oxigenada de 20 volumes.
O blush, retire com álcool puro. Se é rebelde, com algodão embebido em éter, deixe atuar uns minutos, repasse com um pano úmido.Se a macha é reticente, passe vaselina líquida e logo lave-a.
Baton da roupa:
1. Aplique removedor não inflamável (tipo benzina) no avesso do tecido.
2. Ponha toalhas de papel ou tecido embaixo da área manchada (ou seja, embaixo da mancha, uma vez que você está aplicando removedor no avesso).
3. Se não sair totalmente, use um produto para pré-lavagem e enxágüe.
4. Se ainda não funcionar, esfregue a área manchada com detergente líquido (aquele de lavar louça) e lave com água morna.
5. Embeber um pedaço de algodão no álcool e esfregar sobre a mancha, as vezes nem precisa ser lavado a peça de roupa, só o álcool já retira a mancha.


Manchas de Esmalte, despeje um pouco de acetona no local da mancha.
Em seguida, coloque talco por cima para secar e a umidade da acetona não espalhar sobre o tecido.
Deixe agir alguns minutos e depois sacuda o talco.
Repita a operação se for necessário.
E a seguir, lave com sabão em pedra normalmente.


Manchas de gordura, óleo e produtos similares, respingados sobre a roupa devem ser cobertos por talco ou maizena o mais rápido possível. Deixe a mancha coberta pelo menos 15 minutos. Quando a gordura tiver sido absorvida, escove bem o local.


Manchas de vela nos tecidos, passar a peça entre dois papeis, tipo saco de pão.


Manchas de bebidas alcoólicas no tapete: Geralmente não mancham, mas para prevenir, junte uma parte de vinagre branco em três partes de água morna e passe no local onde caiu a bebida.


Manchas de café no tapete: Difícil de desaparecer depois que seca. Portanto, logo que alguém derrubar café no tapete, limpe com água morna e gotas de detergente. Se os resultados ainda não forem satisfatórios, use água quente com gotas de limão ou amoníaco. O cheiro é forte, mas evita que as mancha se estabeleçam.


Manchas de goma de mascar: Embrulhe um cubo de gelo em cima da goma até que ela endureça e se solte naturalmente do tapete.


Manchas de sangue no tapete: Umedeça a parte manchada com água. Depois, lave com uma solução de duas partes de água para uma de amônia. É bom saber que manchas recentes de sangue não devem receber água quente pois, ao contrário de eliminar, deixa a mancha.


Manchas de sangue no edredom ou colchão: Embeba um pedaço de algodão em amoníaco e pressione sobre a mancha esfregando um pouco, a mancha vai escurecendo e clareando até sumir por completo.
Colaboração da internauta Maria das Graças Campos - BA


Manchas de barro em tecidos. Podem ser removidas, depois de secas, com uma boa escovada. Se elas persistirem, aplique uma mistura de água e vinagre, em partes iguais.


Para manchas de graxa ou óleo, aplicar detergente de cozinha sobre a mancha e após lavagem passar a ferro sobre papel absorvente.


Molho de tomate: Misture uma colher de chá de detergente neutro num copo de água morna, molhe a mancha. Coloque uma colher de chá de amônia em 1/2 copo de água, aplique sobre a mancha. Passe uma esponja com detergente neutro. Enxágüe com água limpa para retirar o excesso. Espere secar.


Desodorante:
1) Pegue uma esponja bem limpa, umedeça-a com água oxigenada e esfregue na parte manchada do tecido.
Depois de alguns segundo lave normalmente com água morna e sabão em pó.
2) Despejar sobre a região uma mistura de água com bicarbonato de sódio.
Deixe a peça de molho por meia hora antes de lavar a roupa, depois deste tempo lave normalmente.


Manchas de óleo: Passar sabão seco e deixar um pouco antes de lavar com água morna.


Se esquecer a roupa dentro da máquina de lavar, e estiver misturadas peças claras com escuras, aqui vai uma tentativa de salvá-las:
Não deixe a peça manchada secar.Ponha numa panela com água e sabão em pó e dê uma fervida, rápida.
Outra dica:
Roupas manchadas por roupas coloridas:
Numa panela, que caiba a roupa manchada, ferva água suficiente para cobrir a roupa em questão.
Depois de ferver, coloque uma boa quantidade de açúcar, junte a roupa e deixe fervendo ate que a mancha desapareça.
Este truque só serve para roupas que não encolham e de algodão, tecido sintético não pode. E se forem coloridas, verifique se a cor e firme.


Para retirar as manchas dos vasos sanitários:
Dar a descarga
Colocar pasta de Bórax e Suco de Limão
Aguardar por duas horas
Esfregar com uma escova ou uma lixa d´água (se for muito antiga)


Manchas de ferro de passar:
1) Remova usando solução de vinagre e sal aquecidos. As manchas escuras sairão.
2) Umedecer a mancha com amônia e, em seguida, espremer suco de limão; estes produtos reunidos produzem certas efervescência, após, mergulhe o tecido em água fervente.


Manchas de camurça. Esfregue-as cuidadosamente em movimentos circulares com pano limpo embebido em aveia moída.Outra dica é passar miolo de pão sobre a mancha. Retire o pó com uma escovinha de arame para camurça.
Colaboração Cristina Gaia.


Manchas de suor em roupas. Coloque a peça de molho em água morna e vinagre.
Colaboração Cristina Gaia.


Xícaras: Uma esfregada rápida com sal de mesa removerá as mais resistentes manchas de chá em suas xícaras.


Para eliminar manchas em sapatos de couro, esfregue um pedaço de batata crua sobre elas.


Para eliminar mancha de tinta de cabelo em roupas.
Passar sabão de côco sobre a mancha na roupa seca (passar bem forte, até deixar uma camada com pedacinhos de sabão sobre a roupa) em seguida jogue água fervente. A mancha sai na hora. Lave a peça com água para tirar o excesso de sabão de côco.


Solução doméstica (1 colher de sopa de amoníaco + 1 colher de chá de vinagre + 1 copo d'água):
Manteiga: utilize o fluído de limpeza a seco, depois solução doméstica;
Café/Chá: passe gelo, tente a solução doméstica;
Vinho, sorvete, leite, catchup: limpe com solução doméstica;
Chiclete: passe gelo, retire o excesso com uma faca e use um fluido de limpeza a seco, depois use a solução doméstica;
Suco de frutas: passe água gelada, depois solução doméstica;
Tinta de caneta: aplique solução doméstica. Enxágüe bem;
Vômito: água (gelada) e sabão. Se quiser acrescentar removedor e desinfetante, faça um teste numa parte escondida do tecido;
Urina: limpe com solução doméstica:
Sangue: aplique solução doméstica. Depois, se necessário, aplique outra solução (2 colheres de sopa de sal num copo d'água gelada):
Chocolate: use solução doméstica, ou glicerina líquida, espera meia hora e depois passe álcool e água;
Atenção: evite estes procedimentos (em especial a solução doméstica) em veludo. Não se esqueça de secar bem com pano branco ou papel absorvente logo após a limpeza.


Para tirar mofo de roupas e acessórios em couro:
Passe um pano seco e limpo em toda peça, em seguida, passe um solução de água com vinagre de maçã, esfregando com um pano, a peça, delicadamente, deixe secar a sombra por horas. Depois, para hidratar, passe ligeiramente glicerina. Nunca guarde peças em couro dentro de sacos plásticos, o couro precisa ficar guardado em lugares arejados, isentos de umidade. Tire as peças sempre que puder, do guarda-roupa (ou onde estiver guardado) e passe um pano úmido, e deixe secar a sombra.


Brilho na roupa, feito por ferro de passar
Quando passar roupas sociais, de tecido fino, e o ferro deixar brilho na mesma, coloque-a sobre o vapor de água à ferver e em seguida escove-o bem. O brilho desaparecerá.


0 comentários:

Postar um comentário

MÁRCIA FESTAS

(32) 3371-1618

Rua Júlio Mário Mourão, 24

Caieira - São João del-Rei - MG

E-mail: marciafestas@hotmail.com ou marciafestas@live.com

Em breve mais fotos de festas realizadas por nós, aguardem!!!
 
Copyright © 2011 Marcia Festas | Adapted by MABLOGS - e-mail: mabsamba@gmail.com | (32)8813-7017
▲ Ir para Topo